"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Os benefícios dos exercícios físicos como complemento nos estudos do xadrez!

Magnus Carlsen (Campeão Mundial de Xadrez)
Olá a todos! 

Hoje vou repassar a vocês algumas dicas referente a exercícios físicos e como eles podem ajudar nas competições de xadrez!

Os benefícios dos exercícios físicos como complemento nos estudos do xadrez são discutidos e recomendados por especialistas.

A sua utilização está relacionada com desempenho de alto nível. 

As qualidades físicas mais utilizadas durante um jogo de xadrez (blitz, rápido e pensado) são:

- Cardiovascular;
- Neuromuscular;
- Alongamento e flexibilidade; 
- Relaxamento.

O desempenho do atleta dependerá de um programa que distribua preparação técnica e tática, psicológica e física; respeitando frequência, intensidade e duração de treino. 

- Exercícios aeróbicos ou cardiovasculares:

Constituídos por caminhada, corrida, ciclismo, natação, esportes coletivos (vôlei, futebol...), artes marciais (karatê, judô...), recreação (para crianças menores).

São ótimos para irrigar o sangue por todo o corpo, aumentando a capacidade de oxigenação cerebral, diminuindo a fadiga e o cansaço.

- Exercício neuromuscular:

São exemplos a musculação, ginástica localizada e pilates. Fortalecem os músculos favorecendo a imobilidade e concentração por mais tempo.

- Alongamento e relaxamento:

Incluem o próprio alongamento, yoga, tai chi e a meditação. Vão auxiliar desde a postura e a ansiedade, antes e durante o jogo, aumentando a concentração e o raciocínio.

Em casos de tensões utiliza-se até a acupuntura e massoterapia.

O profissional deverá estar atento aos sinais de stress, irritação ou queda de rendimento nas competições, mudando seu planejamento físico quando necessário. 

Até mais!

Daniel Yoshito Ikejiri

Nenhum comentário: